Preparar os alunos para conviver com os livros e leitura, para a prática da pesquisa escolar, para a descodificação e organização da informação, desde que chegam à escola, são propósitos deste projeto.
Num ambiente agradável, é fundamental preparar os alunos para a convivência na sociedade da informação, proporcionando-lhes um conhecimento ajustado de si mesmos e uma maior facilidade de inserção na sociedade, exercendo plenamente a cidadania.
Promover as capacidades para usar a biblioteca e os recursos informacionais, assim como a leitura e a escrita, constituem um conjunto de ferramentas crucial para alcançar outros objetivos de aprendizagem. Não podemos esquecer que lemos para descobrir significados, escrevemos para transmitir ideias, utilizamos as competências de utilizadores da biblioteca para localizar e interpretar informações que nos permitem tomar decisões e fazer escolhas adequadas às necessidades e interesses.
Incrementar o uso das tecnologias é outro dos propósitos, capacitando as crianças para lidar com a quantidade crescente de informação digital, preparando-as para enfrentar os desafios e os riscos deste mundo instável e mutante em que vivem. Ajustar os meios e as técnicas à realidade da aprendizagem é assim o objetivo primeiro, permitindo às crianças um desenvolvimento integrado associado a momentos de prazer.
Descrição do projeto
Este projeto implica um plano contínuo de trabalho com as turmas em articulação com os respetivos professores, constituído por etapas no processo de aprendizagem, a saber:
- Preparar os alunos para usar a biblioteca
Pré-Escolar – Conhecer a biblioteca
1ºAno - Envolver os alunos com livros
- Aprender a usar os recursos da biblioteca
2ºAno – Praticar as capacidades de leitura
3ºAno – Expandir os interesses de leitura
4ºAno – Preparar para usar os recursos
Objetivos do projeto
- Preparar os alunos para a convivência na sociedade da informação, proporcionando-lhes um conhecimento ajustado de si mesmos e critérios de seleção de informação e de comportamentos.
- Ensinar os alunos a conviverem com os livros e leitura, a prática da pesquisa escolar, a descodificação e organização da informação.
- Incrementar o uso das tecnologias, capacitando as crianças e os adultos para lidar com a quantidade crescente de informação digital, preparando-as para enfrentar os desafios e os riscos.