twitter
rss

Os alunos irão aprender o que é uma biblioteca, capacitando-os a seguir procedimentos e rotinas.
Vão familiarizar-se com os livros da coleção, tomar conhecimento da organização dos materiais e aprender as rotinas do empréstimo domiciliário.
Nesta fase começam a procurar significados nas histórias.

As atividades a desenvolver serão:
Onde mora ele?
Cuidado com o livro que levas!
Ditado de imagens
Navegar num livro digital
Histórias de mistério
Leitura de histórias digitais
Contos de ver e ouvir
Desenha o final!
Rimar e brincar
Contos de encantar

 


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Onde mora ele?
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades

Observa os livros, por sua iniciativa ou por sugestão de outros (educadores, professor bibliotecário, família)
Reconhece que a escrita, as imagens e outros média transmitem informação
Descreve e representa acontecimentos sequencialmente
Atitudes e valores
Interage e colabora em contexto de grupo
Respeita as regras e comportamentos estabelecidos
Sabe escutar os outros
Objetivos
Ajudar os alunos a entenderem que os materiais da biblioteca estão organizados seguindo uma determinada ordem
Desenvolver a consciência de que têm um papel a cumprir na manutenção dessa ordem
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 5 momentos)
- Cumprimentar aos alunos e convidar a sentarem-se confortavelmente
- Apresentação do espaço da biblioteca, os seus equipamentos, a decoração e qualquer outro aspeto considerado importante ou que chame a atenção dos alunos
- A coleção existente na biblioteca, a ordenação dos livros, reforçando a ideia de que a organização dos livros é feita para facilitar a sua localização. Através da apresentação de que “a biblioteca é como uma rua com casas, e que cada prateleira é uma rua e que cada livro representa uma casa: o livro A mora na casa A, o livro B mora na casa B, ou seja, cada livro tem o seu endereço, que é colado no livro para que, depois de usado, possa novamente ser guardado no seu lugar, pelos responsáveis da biblioteca. Cada prateleira, assim como cada rua, tem um código que pode ser formado por letras e números”
- Ensinar-se-á estes pequenos futuros leitores, que na biblioteca os leitores não devem guardar os livros nas estantes, explicando que os professores bibliotecários e os assistentes operacionais são as pessoas encarregadas de organizar os materiais da biblioteca e orientar os leitores, sendo os mais indicados para guardar os livros no seu devido lugar.
- Para fazer um breve resumo da atividade e uma pequena avaliação da mesma, os alunos jogarão um jogo com as principais ideias sobre o que é uma biblioteca.
Recursos
Marcador de apresentação do projeto
Jogo "Onde mora ele?"
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Interesse e empenho na atividade
Instrumentos de avaliação
Registos de observação
Observações
- Esta atividade pode ser repetida várias vezes durante o ano. Com a prática os alunos terão cada vez mais independência para encontrar os livros.


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Cuidado com o livro que levas!
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades

Observa os livros, por sua iniciativa ou por sugestão de outros (educadores, professor bibliotecário, família)
Sabe manusear o livro
Atitudes e valores
Manifesta atitudes de solidariedade
Valoriza a biblioteca e os seus recursos
Objetivos
Ensinar os alunos a cuidarem dos livros, chamando a atenção para situações que podem danificá-los
Possibilitar que os alunos selecionem livros sob a orientação da professora bibliotecária e professo titular da turma
Assimilar a prática das rotinas do empréstimo de livros da biblioteca
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 5 momentos)
- Os alunos serão reunidos num semicírculo e mostrar-se-á um conjunto de livros danificados em que a professora bibliotecária irá perguntando o que lhes terá acontecido, dando um tempo para as respostas dos alunos. Chamar-se-á a atenção para a importância de manter os livros em boas condições, garantindo que outros, depois de nós, os possam ler.
- Os alunos enunciarão os cuidados a ter com os livros
- Os alunos serão convidados a jogar, identificando, a partir de um conjunto de imagens, as atitudes corretas e as incorretas a ter os livros
- Com novos livros colocados em cima das mesas, os alunos serão convidadas a verem os livros e a escolherem um para ver, será explicado que na biblioteca existem outros livros e que podem ser levados para casa
- A professora bibliotecária e o docente titular da turma deverão orientar os alunos na escolha de um livro para empréstimo. Deverão ser explicados os procedimentos a ter em conta para fazerem o empréstimo. No final os alunos levarão um livro para leitura domiciliária, um pequeno livro com os cuidados a ter com o livro e o cartão de leitor da biblioteca
Recursos
Livro “Cuidados com o livro
Jogo “Correto ou incorreto
Cartão de leitor
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo
Correção das respostas apresentadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação



  


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Ditado de imagens
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades

Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos).
Conta e reconta, inventa e recria histórias.
Atitudes e valoresÉ criativo e autónomo.
Identifica as suas dificuldades.
Sabe escutar os outros.
Objetivos
Interpretar imagens.
Distinguir a informação essencial da secundária.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
- Partindo de uma imagem previamente selecionada, fornecendo informações, como a sua localização no espaço e a sua ordem de grandeza, para que os alunos possam desenvolver naturalmente o conhecimento das convenções gráficas associadas à leitura.
- Seguindo as instruções, os alunos desenharam os elementos ditados utilizando lápis de carvão
- Os desenhos serão digitalizados, e criado um livro digital para ser colocado no blogue do projeto e biblioteca
Recursos
Folhas, lápis de carvão, lápis de cor e computador.
Duração
45 a 50 minutos.
Avaliação
Indicadores de desempenho
Correção e criatividade nas produções realizadas.
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


  


Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: A navegar nas histórias
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora e com a família
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos
Desenvolver nas crianças a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 4 momentos)
- Apresentação aos alunos da história que irão ler, dando algumas informações sobre a personagem principal e chamando a atenção para a situação que irão observar
- Os alunos ligam os computadores, seguindo as instruções de um guião
- Utilizando a Biblioteca Digital, do Plano Nacional da Leitura, os alunos folheiam o livro e ouvem a história
- Os alunos fazem um resumo verbal da história
Recursos
Folheto com instruções
Biblioteca de livros digitais - PNL
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


  


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Histórias de mistério
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora.
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Lê e reconhece convenções gráficas (imagens, grafemas, símbolos).
Conta e reconta, inventa e recria histórias.
Atitudes e valores
É criativo e autónomo.
Sabe escutar os outros.
Objetivos
Conhecer SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação).
Ajudar as crianças a entenderem que a biblioteca tem muitos tipos de livros para emprestar e para serem usados na biblioteca.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
- Apresentação da história e ao mesmo tempo utilizando o SPC (sistema gráfico de comunicação composto por pictogramas muito simples, destinado a pessoas com dificuldades/incapacidade de comunicar através da fala, podendo também ser utilizado por crianças pré-leitoras). Com a utilização destas tabelas de comunicação, a professora bibliotecária proporcionará uma participação mais ativa dos alunos em atividades relacionadas com o conteúdo da história, tais como recontar, questionar, comentar e relembrar.
- Os alunos serão reunidos para ouvirem a história “O que é que se passa aqui?”, de Manuela Micaelo, solicita-se-lhes a atenção sobre a trama. No final os alunos serão convidados a adivinhar o que aconteceu à personagem principal, o esquilo.
- Os alunos construirão um esquilo e levarão a história para casa.
Recursos
Livro “O que é que se passa aqui?”, de Manuela Micaelo.
Molde um um esquilo.
Duração
45 a 50 minutos.
Avaliação
Indicadores de desempenho
Utilização de uma linguagem adequada.
Instrumentos de avaliação
Registos de observação.


  


Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: Leitura de histórias digitais
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora e com a família.
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade
Identifica as suas dificuldades
Objetivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de interagir com documentos hipertextuais simples, introduzindo o significado de ícones e o uso de links para navegar no hipertexto, utilizando tablets.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
- Serão dadas instruções de como navegar no tablet e pesquisar páginas com livros e histórias digitais.
- Os tablets serão ligados, convidando os alunos a usá-los de acordo com as suas capacidades. Será dado um folheto com instruções, para que possam explorar o tablet; a professora bibliotecária e a docente da turma irão orientá-los no caminho a seguirem para navegar nos livros e histórias digitais.
- Reúnem-se os alunos para conversarem sobre o que viram e partilhar a experiência. Será dado a cada aluno um folheto com instruções a seguir para puderam ver/ouvir a história de novo em casa com os seus pais.
Recursos
Folheto com instruções
Conjunto de páginas com livros digitais
Duração
45 a 50 minutos.
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras.
Instrumentos de avaliação
Registos de observação.

  


Referencial (Área B): Literacia dos média
Atividade: Contos de ver e ouvir
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora e com a família.
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Reconhece que a escrita, as imagens e outros média transmitem informação.
Conta e reconta, inventa e recria histórias.
Atitudes e valores
É criativo e autónomo.
Valoriza a biblioteca e os seus recursos.
Objetivos
Desenvolver nas crianças a capacidade de reagir às imagens e sons de uma história contada através de apresentação audiovisual.
Desenvolver nas crianças a capacidade de reagir ao que é visto e ouvido.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 2 momentos)
- Os alunos serão reunidos em círculo e explicar-se-á que irão ver e ouvir histórias. Mostrar-se-ão os livros escolhidos - “O Espantalho Tomás e os seus amigos”,” Óscar o pequeno urso polar”, “O Patinho Romeu”, “A aranha Leopoldina" - e os respetivos DVD
- Os alunos serão convidadas a apresentarem a história de que mais gostaram, explicando o porquê. Os alunos levarão um marcador de livros da história que mais os marcou.
Recursos
Marcadores de livro
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse e empenho nas leituras
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


  


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Desenha o final!
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora.
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu.
Atitudes e valores
É criativo e autónomo.
Demonstra curiosidade.
Objetivos
Concentrar no que viram e ouviram.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 3 momentos)
- Os alunos serão reunidos para ouvirem a história “3,2,1 Cama!” de Sam Loyd, mas não conhecerão o seu fim. Solicita-se-lhes a atenção sobre a trama, de modo a poderem adivinhar o final da história.
- Os alunos serão convidados a terminar a história com um desenho. Estes trabalhos serão expostos na biblioteca.
- A leitura do verdadeiro final da história.
Recursos
Folhas e lápis para desenhar
Duração
45 a 50 minutos.
Avaliação
Indicadores de desempenho
Correção e criatividade nas produções realizadas.
Instrumentos de avaliação
Registos de observação

  


Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Rimar e brincar
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora e com a família.
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Verbaliza e representa graficamente o que compreendeu.
Conta e reconta, inventa e recria histórias.
Atitudes e valores
Demonstra curiosidade.
É criativo e autónomo.
Objetivos
Explorar oralmente a sonoridade, o ritmo e rima das palavras, estimulando as crianças a apreciar o texto poético.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 2 momentos)
- Serão apresentados vários textos, de preferência poemas curtos e simples, cantigas ou trava-línguas, que possam proporcionar uma atividade divertida e interessante com os alunos.
- Os alunos serão convidados a fazer o mesmo e a desenharem em cada um dos poemas. Os poemas e os respetivos desenhos constituirão a exposição a biblioteca no Dia da Poesia.
Recursos
Folha e lápis para desenhar
Duração
45 a 50 minutos
Avaliação
Indicadores de desempenho
Correção e criatividade nas produções realizadas
Instrumentos de avaliação
Registos de observação


  



Referencial (Área A): Literacia da leitura
Atividade: Ouvindo histórias
Enquadramento: Atividade de continuidade desenvolvida pela professora bibliotecária em articulação com a educadora.
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Conta e reconta, inventa e recria histórias.
Atitudes e valores
Sabe escutar os outros.
Demonstra curiosidade.
Objetivos
Ouvir histórias contadas pelos alunos mais velhos.
Descrição da atividade
Desenvolvimento (em 1 momento)
- Serão apresentados várias histórias contadas pelos alunos do 4ºano, criadas a partir de um conjunto de imagens dadas pela professora bibliotecária. Pretende-se que esta atividade seja de interação entre os dois ciclos de ensino.
Recursos
Histórias criadas pelos alunos do 4ºAno.
Duração
45 a 50 minutos.
Avaliação
Indicadores de desempenho
Cooperação no trabalho em grupo.
Instrumentos de avaliação
Registos de observação